O grafite é o nome dado a arte feita em paredes, que surgiu no Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado/gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade. Essa prática foi vista por muito tempo como irrelevante; já atualmente ela é considerada uma forma de expressão, principalmente na arte urbana, tendo características próprias de cada artista, com um objetivo diferente em cada local.
Essa prática ficou famosa em todo o mundo após o movimento contracultural de 1986, onde jovens se mobilizavam para contestar estilos, voltando-se para o anti-social, do ponto de vista das famílias mais conservadoras.
Nesse movimento, os muros de Paris serviam como suporte para esses protestos de caráter poético-político. Com esse movimento, a prática se espalhou por todo o mundo, em diferentes contextos, estilos e tipos. No grafite, uma das pessoas que mais se destacou nesse meio foi o Jean-Michel Basquiat, que no final dos anos 70 despertou a atenção da imprensa novaiorquina com mensagens poéticas, pintadas em muros de prédios abandonados de Manhattan. Ganhando posteriormente o rótulo de neo-expressionista.
Fachada decorada com grafite, em Olinda, Pernambuco.* |
Muro no Rio de Janeiro.* |
Muro em Barcelona, Espanha.* |
Muro no Rio Grande do Sul (RS).* |
* - Imagens da Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário